Seja para morar, seja para investir, adquirir um imóvel de luxo é invariavelmente um bom negócio. Uma casa ou apartamento de alto padrão oferece uma série de comodidades e exclusividades aos seus moradores e mantém-se em constante valorização.
Mas como em todo investimento, é preciso analisar com cuidado as características do imóvel antes de fechar o negócio. Alguns itens podem valorizá-lo, tornando-o ainda mais irresistível para seus compradores.
Confira, neste post, 4 características que podem influenciar na valorização de um imóvel de luxo e saiba como avaliá-los antes de fechar o negócio!
Uma boa localização é um fator essencial para a valorização de um imóvel de luxo. Toda cidade tem uma zona nobre, onde se concentram a maior parte dos empreendimentos de alto padrão. Esse é o local mais indicado para se investir.
Em São Paulo, essa região compreende principalmente os bairros Vila Olímpia, Brooklin, Moema, Vila Mariana e Pinheiros. Já no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, Laranjeiras, Flamengo e Ipanema. E, para quem está em Porto Alegre, por exemplo, o destaque são os bairros Moinhos de Vento, Petrópolis, Auxiliadora e Independência.
Essas regiões costumam ter uma estrutura diferenciada, com oferta de serviços, como restaurantes, shopping centers e comércio, direcionada para um público de padrão mais elevado.
São esses diferenciais, aliados a outros itens de infraestrutura, como a segurança, a fácil acessibilidade e a disponibilidade de serviços, que fazem das regiões nobres da cidade as mais adequadas para abrigar imóveis de luxo com maior potencial de valorização.
A arquitetura é um diferencial que salta aos olhos quando falamos em imóveis de luxo. O requinte, a sofisticação e a exclusividade são marcas desse perfil de empreendimento. Um projeto assinado por um arquiteto renomado garante um privilégio só concedido a moradores de imóveis de padrão.
Essa exclusividade transparece também na qualidade dos acabamentos utilizados no empreendimento. O uso de materiais como mármores, granitos, madeiras nobres e metais de qualidade superior dá o toque refinado que diferencia os imóveis de alto padrão.
Um imóvel de luxo também deve fornecer aos seus moradores espaços de lazer e serviços condizentes com a exclusividade que esse público tanto valoriza. Academia, espaço gourmet e piscina aquecida são alguns dos itens que diferenciam um imóvel de alto padrão.
Em busca de requinte e comodidade absolutos, é possível encontrar empreendimentos de luxo com um mix de serviços realmente diferenciados. Eles podem incluir, por exemplo, toalhas exclusivas para uso na academia e piscina e kit spa.
É no mercado de imóveis de luxo que é possível identificar o maior número de inovações e tecnologias à disposição dos moradores. E há uma infinidade de opções de serviços e dispositivos que podem ser instalados tanto nos imóveis quanto nas áreas comuns dos empreendimentos.
O mundo digital tem impulsionado muitas dessas melhorias. Seguindo o conceito das smart homes, por meio de um tablet ou smartphone é possível controlar uma série de dispositivos no imóvel. Acionar luzes, verificar as câmeras de segurança, ligar o ar-condicionado ou acionar a banheira são exemplos dessa comodidade.
Um empreendimento realmente diferenciado conta ainda com outros diferenciais únicos em sua infraestrutura, como fechaduras biométricas na entrada social e portas blindadas na entrada de serviço. Desembaçador de espelhos, aquecimento do toalheiro e calefação no piso do banheiro são detalhes também importantes, assim como churrasqueiras a gás nas unidades.
Outros diferenciais que garantem exclusividade ao imóvel são a possibilidade de escolha de plantas e acabamentos, sistema de gerador de energia para atender a todas as unidades e tratamento acústico nas áreas comuns.
Esses são alguns diferenciais que podem valorizar um imóvel de luxo e que precisam ser cuidadosamente analisados na hora de se decidir pela compra.