Perguntas Frequentes

1O que é construtora?
É a empresa responsável pela construção de determinado empreendimento.
2O que é incorporadora?
Pessoa/empresa que contrata a construção de imóveis (apartamentos ou casas) em sistema de condomínio e os vende em prestações antes mesmo de estarem prontos, comprometendo-se por contrato a entregá-los dentro de prazo e condições determinados.
3Quais são os diferenciais da Construções GR?

Distribuição geográfica A Construções GR está presente em Itupeva. Este modelo propicia proximidade com o mercado, análise da demanda local, otimização da concepção dos produtos e estruturação de equipe preparada e treinada para atender as expectativas de cada público.

Parcerias de longo prazo Para manter as perspectivas positivas de crescimento, uma das ferramentas da expansão geográfica é o desenvolvimento de parceiros regionais. Assim, temos acesso imediato a um banco de terrenos altamente qualificado, serviços de construção local de alto desempenho, facilidade em processos de aprovações e credibilidade na atuação de novas regiões e respeitando suas particularidades.

Diversidade de produtos Possuímos um portfólio de produtos diversificado que atende a todos os segmentos de renda. Isso favorece a flexibilidade em acompanhar as oscilações do mercado, solidificando nossa estratégia de atuação. Nossa carteira imobiliária possui mais de 100 produtos, dentre eles, residenciais verticais, horizontais, comerciais e projetos urbanísticos.

Tecnologia e controle A Construções GR foi a primeira empresa do setor a implantar sistemas online para a facilitação de controle de seus clientes. e eficiência nos processos, controle financeiro, e análise de desempenho para definição de estratégias sólidas e consistentes.

Equipe exclusiva de vendas A Construções GRr possui uma equipe formada por corretores próprios treinados, conhecedores dos detalhes de cada empreendimento e comprometidos com os valores e metas da empresa, o que favorece o êxito dos lançamentos e valoriza os empreendimentos no longo prazo.

A força da marca A marca Construções GR, associada ao nome dos empreendimentos, transporta seus valores e sua reputação para cada um deles. A nossa presença em Itupeva e toda região, facilita a integração de nossa marca.

4Como é a assinatura do contrato?
A assinatura do contrato é a primeira etapa a ser realizada após você ter optado por um dos nossos imóveis. Todos os documentos de compra assinados por você e seus documentos pessoais serão encaminhados para o nosso escritório regional, onde serão conferidos e analisados. Assim que confirmados, serão assinados pelos representantes da empresa do empreendimento e pelo banco financiador, se houver financiamento externo.
5Quando vou receber o meu contrato?
Você receberá o seu contrato em até 45 dias após a sua assinatura. Esse prazo se deve ao tempo necessário para que a Construções GR realize a conferência dos dados do seu contrato em relação aos documentos apresentados, analise a compatibilidade da sua renda com a unidade que está sendo adquirida e verifique restrições jurídicas.
6A entrega é garantida?
Para garantir que você receba o seu contrato, a Construções GR entrega a documentação no endereço de sua preferência por meio de carta protocolada via Aviso de Recebimento (AR). É possível também fazer a retirada do contrato em nosso escritório, com prévio agendamento. Para isso, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente.
7O que é o Aviso de Recebimento (AR)?
Ao contratar este serviço dos Correios, a Construções GR recebe um comprovante com a assinatura da pessoa que recebeu a correspondência. Este procedimento visa garantir que você receba corretamente os comunicados e assim tenha pleno conhecimento de todos os trâmites relacionados ao seu imóvel.
8Existe uma Pesquisa pós-venda?
Após a confirmação do seu contrato em nosso sistema, a Central de Atendimento ao Cliente entrará em contato com você via telefone para lhe dar as “boas-vindas” e solicitar que você responda a uma pesquisa para nos contar o que achou do processo de compra. A sua opinião é a melhor forma de melhorarmos os nossos produtos e serviços.
9O que é hipoteca?
É uma garantia de direito real muito usada como forma de assegurar um empréstimo por meio da disponibilidade de bens imóveis e móveis (como aviões e navios, por exemplo) até o pagamento da dívida.
10Existe alguma hipoteca sobre o meu imóvel?
A existência ou não de hipoteca está determinada no seu contrato. Muitas vezes, para a Construções GR obter um financiamento para a produção da obra na instituição financeira, é preciso conceder alguma garantia. Esse procedimento de conceder a hipoteca das unidades futuras até a emissão do habite-se é praticado normalmente no setor da construção civil, e também não deixa de ser uma garantia de que seu imóvel será construído e entregue.
11Como posso baixar a hipoteca para registrar a escritura?
Você deverá entrar em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente para solicitar a baixa logo após a averbação do habite-se. Após a averbação do habite-se, a Construções GR solicitará à instituição financeira o termo de cancelamento de hipoteca das unidades quitadas com recursos próprios, respeitando os prazos estabelecidos no Contrato de Compra e Venda.
12Como faço para efetuar pagamentos?
A Construções GR lhe enviará os boletos de pagamento pelo correio próximo às datas de vencimento. Se por qualquer razão você não recebê-los, não se preocupe. Entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente. Um dos nossos profissionais irá emitir um novo boleto para você e orientá-lo sobre como fazer o pagamento com toda segurança e garantia. Você também pode acessar o Canal do Cliente, área exclusiva e segura no site da Construções GR em que é possível consultar e imprimir o boleto para pagamento do mês em referência.
13Posso antecipar parcelas ou valores do meu contrato?
Sim, quando tiver interesse em antecipar pagamentos, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para que você seja orientado sobre como proceder.
14Qual o prazo para validar ou confirmar uma parcela que paguei?
A parcela paga por meio de boleto bancário pode levar até três dias úteis para ser efetivada. Caso não ocorra nesse prazo, solicitamos que entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para regularização em nosso sistema.
15Como é reajustado o meu contrato?
Todo o saldo devedor em aberto é corrigido mensal e cumulativamente pelo Índice Nacional de Custo da Construção Civil do Mercado (INCC-M) até a emissão do habite-se. Após o habite-se, todo o saldo em aberto será corrigido pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), somado aos juros financeiros de 1% ao mês até a quitação do saldo total, conforme contratado. Caso você faça o financiamento direto com a Construções GR, o saldo a ser financiado será corrigido pelo IGP-M, somado aos juros de 1% ao mês, calculados pela Tabela Price. A forma de cálculo da correção monetária é feita com base no índice do mês anterior ao mês da data de assinatura do contrato, e assim sucessivamente.
16Como faço para saber os valores dos índices praticados?
Os índices adotados são divulgados nos jornais de grande circulação. Para maior agilidade, a dica é consultá-los no site da Fundação Getúlio Vargas: www.fgv.br.
17Esta correção é legal?
Sim, está prevista na lei 10.931/94 a cobrança de correção monetária para contratos imobiliários, dentre outros dispositivos legais O meu saldo devedor sempre aumentará? O aumento ocorrerá sempre que houver variação positiva do índice de correção adotado. Caso essa variação seja negativa, o seu saldo devedor diminuirá na mesma proporção.
18Não recebi o boleto para pagamento, como faço?
Na área restrita de clientes, você poderá consultar e imprimir o boleto para pagamento do mês em referência, caso não esteja disponível, solicitamos que entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente ou clique aqui, e nos encaminhe um e-mail, para que possamos orientá-lo dos procedimentos a serem tomados.
19Posso pagar parte do boleto?
A Construções GR não aceita pagamentos parciais, apenas nos casos de pagamentos antecipados do saldo devedor. Posso alterar o dia do vencimento das minhas parcelas? Os vencimentos do dia 1º, podem ser alterados para o dia 15 mediante análise e aprovação do departamento responsável. Caso tenha interesse, entre contato com a Central de Atendimento ao Cliente.
20A Construções GR possui serviços de uma empresa especializada em Assessoria Imobiliária?
Para que você se sinta mais seguro e tranquilo ao cuidar dos trâmites do seu financiamento, a Construções GR coloca à sua disposição os serviços de uma empresa especializada em Assessoria Imobiliária. Este suporte não terá nenhum custo adicional e será realizado por profissionais, com grande experiência que o ajudarão no processo de contratação do financiamento junto ao Banco. Assim você tem toda a segurança e comodidade de uma empresa atualizada com a legislação vigente, que se comprometerá em entregar de forma rápida os documentos do imóvel e da própria Incorporadora para análise do Banco.
21Quais as opções para financiamento do imóvel?
A sua opção é feita no ato da compra. Esta decisão depende da sua capacidade de pagamento e das taxas oferecidas pelos agentes financeiros no momento da aquisição do seu financiamento. Você pode optar pelo financiamento direto com a Incorporadora (Alienação Fiduciária) ou pelo financiamento bancário. Na ocasião, você pode simular os valores das parcelas com prazo para pagamento e a taxa de juros junto aos agentes financeiros para avaliar a melhor opção de acordo com a sua renda familiar. Para saber mais, entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente.
22Quando se inicia o meu processo de financiamento ou repasse bancário?
Dois meses antes da expedição do Habite-se, você receberá uma carta com a indicação da Assessoria Imobiliária Especializada, que montará o seu processo e encaminhará para a análise do Banco. Isto é feito para que você seja Pré-Aprovado dentro das regras dos agentes financeiros. Caso haja alguma incompatibilidade você será contatado pela Assessoria Imobiliária Especializada. Lembramos que para a assinatura do Contrato junto ao agente financeiro, é necessária a Averbação do Habite-se e a Especificação de Condomínio junto ao Cartório de Registro de Imóveis. O que é análise de crédito? É a conferência dos dados digitados no seu Contrato em relação aos documentos apresentados, e a compatibilização da renda com a Unidade que está sendo adquirida para a verificação de possíveis restrições cadastrais.
23Quais documentos são necessários para a minha comprovação de renda?
A relação de documentos pode variar de acordo com a sua fonte de recursos. Ou seja, há mudanças se você for assalariado, autônomo ou profissional liberal. Assim, a sua comprovação pode ser feita através de holerites, DECORE, IR, entre outros. Os documentos a serem apresentados também podem variar de acordo com a instituição financeira utilizada. A seguir você encontra uma relação padrão dos documentos, porém, no momento oportuno a assessoria especializada indicada irá informá-lo de todos os detalhes. Documentos básicos para comprovar a sua Renda: Se você for Assalariado: - Cópia do último hollerite ou contracheque, caso tenha horas extras ou comissionamento – apresentar os últimos três Se você for Sócio ou Diretor de Empresa: - Cópia do Contrato Social e Alterações - Declaração do contador (DECORE) acompanhado de cópia dos três últimos extratos bancários Se você for Profissional Liberal, Autônomo ou Comissionista: - Declaração do contador (DECORE) acompanhado de cópia dos três últimos extratos bancários Se você for Aposentado ou Pensionista: - Extrato trimestral do INSS Complemento da documentação para Comprovação de Renda: - Cópia das três últimas faturas do Cartão de Crédito - Cópia dos três últimos comprovantes de pagamento ou recebimento de Aluguel - Cópia completa da Declaração do Imposto de Renda no último exercício - Cópia da Documentação Comprobatória de Bens não declarados no Imposto de Renda
24O FGTS poderá ser utilizado no financiamento do imóvel?
O FGTS poderá ser utilizado para a quitação do Contrato ou para a amortização do financiamento, respeitando as regras e condições estipuladas pela Caixa Econômica Federal (CEF), principal agente das políticas públicas do governo federal. Para obter mais informações, acesse o site www.cef.com.br. Lembramos que a CEF determina um valor máximo de avaliação para a utilização do FGTS, independente do valor de compra e venda. A CEF fará a avaliação da sua Unidade, para aprovação e a liberação de seu FGTS.
25O que é Crédito Associativo?
É uma opção de financiamento, direto a pessoas físicas, para a aquisição de um imóvel na planta ou em construção. Essa linha de crédito conta com a garantia de entrega da Caixa Econômica Federal e possui algumas características que podem torná-la interessante para você. O prazo de financiamento do imóvel pode ser de até 360 meses. É possível utilizar o saldo do FGTS para pagamento durante o período de construção, e a taxa de juros é reduzida e compatível com a renda do comprador e do preço do imóvel. Além disso, as taxas de ITBI e de registro em cartório também são reduzidas. Alguns empreendimentos da Construções GR já estão sendo financiados por meio dessa linha de crédito. Para saber se há algum na sua região, ligue para a nossa Central de Atendimento ao Cliente.
26O que é planta baixa?
É a representação gráfica da projeção horizontal de uma edificação, vista no sentido do teto para o piso, em toda a sua extensão.
27O que é planta de localização?
É a representação gráfica da posição exata de um terreno, e que compreende a região onde ele está localizado, com ruas e terrenos vizinhos.
28O que é memorial descritivo?
É um documento, assinado junto com o Contrato de Compra e Venda, que contempla todos os materiais de acabamento que serão utilizados em sua unidade, chamada de área privativa.
29O que é Vistoria?
É o momento que você tem para conferir como ficou a sua unidade e se todas as instalações e acabamentos estão funcionando corretamente. Durante a Vistoria, um engenheiro o acompanhará certificando-se de que tudo estará de acordo com suas expectativas.